Terapia

Coaching Sistêmico

17 de fevereiro de 2017

Coaching Sistêmico

Esse Trabalho tem como base treinar e identificar através de encontros os pilares sistêmicos para uma vida organizada e saudável. Podemos trabalhar uma área pessoal ou mesmo profissional . O objetivo é captar e trabalhar uma área ou tema por vez .

coaching

Coaching sistemico

O trabalho individual, Coaching Sistémico, isto é, só com uma pessoa, pode realizar-se com símbolos especificamente desenhadas para as Constelações ou com outros objetos, como sejam os que se encontram normalmente no ambiente do cliente. Estas peças vão-se colocando sobre uma mesa ou espaço de trabalho e movem-se em função do diálogo entre o Cliente e o Coach.

A grande vantagem do coaching sistémico é que não são necessárias muitas sessões: normalmente basta seis encontros. Uma segunda sessão pode ser feita cerca de quinze dias depois onde seu cochee leva um exercício customizado ao seu desafio. Pode se entretanto mudar seu tema se alguma alteração substancial ocorrer contexto do tema inicial tratado .

Esta metodologia também pode ser utilizada como “coaching de grupo”, em que se obtêm excelentes resultados: as relações entre todos (empregados e gestores) melhoram, cria-se um verdadeiro espírito de equipa, as relações profissionais são mais fáceis, etc.

Nestes caos, fazem-se muitos exercícios sistémicos para todo o grupo, embora também se possam fazer algumas constelações sobre temas externos (clientes, fornecedores, concorrência, novos mercados, novas áreas de negócio, etc.).

nova

novas possibilidades

Esta metodologia também é muito eficaz para temas de supervisão em empresas de consultadoria, para vendedores, para profissionais em contacto com clientes ou fornecedores, para profissionais liberais, para “coaches”, etc. De forma ainda mais resumida, o coaching promove o desenvolvimento e a potencialização das competências pessoais. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, a metas e desejos. Sendo assim, coaching é um processo de investigação e reflexão conduzido pelo profissional (coach) que fará seu cliente sair de onde está para onde quer chegar.

Diferente do trabalho convencional o Coching sistêmico se assegura no movimento fenomenológico podendo mudar seu objetivo conforme os resultados obtidos pelo seu cliente. Uma forma rápida, simples e com mudanças profundas .

“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas…” (Timothy Gallwey, um dos precursores do coaching)

sobre o autor

Gil Mori

Criador da página “Os círculos do amor” escreve para blogs sobre como podemos mudar nossas relações de forma simples. Hoje atua com os atendimentos individuais no Espaço Viver com Arte em São Paulo capital e com oficinas, workshops e treinamento em todo o Brasil.

Você também pode gostar de: