Terapia

Constelação Familiar

17 de fevereiro de 2017

A constelação familiar é um trabalho conduzido pela experiência de vida de Bert Hellinger. Este trabalho tem como objetivo elucidar traumas e emaranhamentos que trazemos desta vida ou de nossos antepassados.
O trabalho com constelação familiar mostra em sua especial forma como nos relacionamos com a vida. O relacionamento amoroso, o relacionamento com o trabalho e nossa carreira, nossa posição com nossa saúde e muito com nossa prosperidade e dinheiro.

Hellimger

Hellinger

Nossa primeira relação com mundo começa com nossos pais e familiares tentamos através de um movimento inconsciente transmitir essas relações em todos os aspectos de nossa vida. E isso também acontece com nossos pais e assim com os nossos avós.

Reproduzimos esses sentimentos de geração em geração construindo uma teia de vinculo e lealdade.
Através desta técnica conseguimos olhar e reorganizar esses sentimentos transcendendo o campo familiar e assim vivenciamos novas possibilidades dos limites das informações familiares.

O conceito central desta técnica é que cada família se organiza como um sistema e cada sistema tem uma ordem natural a ser estabelecida pela ordem de chegada, Bert Hellinger trouxe esse conceito como ordens do Amor.
Ordens que mesmo que não conhecemos estamos ligados e funcionando através delas e quando corrompemos essas ordens trazemos desordens, traumas e emaranhamentos.

A primeira ordem é o pertencimento. Todos temos o direito de pertencer a um grupo, sociedade e principalmente a nossa família. Neste caso essa ordem nos mostra que sempre que algum membro do grupo familiar for excluído outro membro se colocara a disposição vivenciando o destino deste que foi embora.

A segunda ordem é a hierarquia. Por muito tempo essa ordem foi vivenciada onde os mais novos protegiam os mais velhos, até mesmo pela consciência do grupo continuar a existir. Porem percebemos hoje que essa consciência arcaica pode se repetir inconscientemente como quando um jovem percebe seus pais ou um membro da família triste. Ele se põe a serviço da felicidade do outro demandando toda sua energia de vida para esse processo, assim ele sai do seu próprio destino, chamamos esse evento de “amor cego”, u amor infantil que prejudica o movimento familiar sistêmico de expansão.

A compensação é a terceira ordem, onde temos que lidar com o dar e receber da vida. Esse movimento é a base de qualquer relação seja ela amorosa, com dinheiro ou saúde. Saber receber e doar em fluxo continuo é o maior desafio humano. Se recebemos demais ficamos cheio e um peso de não conseguir transmitir nos paralisa e se doamos demais esvaziamos nosso estoque e sem energia para vida.

Grupo de Constelação

Como acontece esse trabalho?

Organizamos workshops ou oficinas onde realizamos o atendimento em grupo.
Não é necessário trazer seus familiares porem se eles quiserem participar é de uma profunda riqueza.
No trabalho em grupo utilizamos representantes que são pessoas que entrarão em ressonância com o assunto a ser desenvolvido.
Quais assuntos podemos trabalhar nesta técnica?
Qualquer assunto, podemos trabalhar desde relacionamento, traumas, ou mesmo dificuldades que enfrentamos na vida.
Todas nossas referencias e modelos surgem com nossa família, aperfeiçoamos na vida porem carregamos aspectos em sua profundidade.

Constelação Familiar Individual

constelação familiar individual

O trabalho individual também acontece da mesma maneira que em grupo, porém todos os representantes são modificados por símbolos como bonecos, ancoras, desenhos.
Esse trabalho exigi um encontro de uma hora e meia a duas, onde o cliente e facilitador passara por todos os símbolos, revelando qual dinâmica oculta inconsciente está sendo vivenciada pelo cliente.
Reorganizamos o campo e trazemos a mesma solução sistêmica.

sobre o autor

Gil Mori

Criador da página “Os círculos do amor” escreve para blogs sobre como podemos mudar nossas relações de forma simples. Hoje atua com os atendimentos individuais no Espaço Viver com Arte em São Paulo capital e com oficinas, workshops e treinamento em todo o Brasil.

Você também pode gostar de: